quarta-feira, 17 de outubro de 2007

COCAÍNA

A Cocaína é uma droga alcalóide estimulante com alto poder de causar dependência. É extraída da folha da coca. O seu consumo crônico leva a grande aceleração do envelhecimento e profundos danos cerebrais irreversíveis, entre outros problemas de saúde.

Química

Cocaína

Nome na (IUPAC)

3-benzoiloxi-8-metil-8-azabiciclo. [3.2.1]octano-4-carboxilico

Identificadores

CAS

50-36-2

ATC

N01BC01

PubChem

5760

DrugBank

APRD00080

Informação química

Fórmula

C17H21NO4

Peso molecular

303.353 g/mol

Farmacocinética

Biodisponibilidade

?

Metabolismo

Hepático

Meia-vida

1 hora

Excreção

Renal

Considerações terapêuticas

Administração

Tópica, oral. inalação, intravenosa.

A cocaína é um alcalóide tropano. O seu nome completo é 3-benzoiloxi-8-metil-8-azabiciclo (3,2,1) octano-4-carboxilico ácido metil éster É extraída das folhas do arbusto da coca (Erythroxylon coca). A cocaína pode ser consumida de várias formas mas o modo mais comum é "aspirando" a droga pelo nariz, que normalmente se apresenta sob forma de um pó. Alguns consumidores chegam a injetar a droga diretamente na corrente sangüínea, o que eleva consideravelmente o risco de uma parada cardíaca irreversível, a chamada "overdose".

A cocaína fica com o aspecto de um pó branco e cristalino (é um sal, hidrocloreto de cocaína).O crack é cocaína alcalina, não salina - ele é obtido da mistura da pasta de cocaína com bicarbonato de sódio. Ela é conhecida nos Estados Unidos como a cocaína dos pobres mendigos.A via intravenosa é mais perigosa devido às infecções. Ela produz maior prazer e efeitos mais pronunciados também provocando alucinações. A via inalatória é de início mais insidioso, pode levar à necrose (morte por degeneração da células epiteliais ou outros tipos de degeneração de tecido) da mucosa e septo nasais. livre, que é fumada.

Nenhum comentário: