quarta-feira, 17 de outubro de 2007

ÁLCOOL

Embora nada impeça o seu uso, este artigo se refere à classe de compostos orgânicos para uso como combustível , mas caso esteja à procura de bebidas espirituosas que contenham álcool etílico, veja bebida alcoólica..

Originado da fermentação assistida de inumeras plantas, o álcool (do árabe al-kohul) é umclasse de compostos orgânicos de fórmula R-OH na qual R é um radical alquila.

Exemplos

O etanol ou álcool etílico é o tipo de álcool mais comum. Está contido nas bebidas alcoólicas, é usado para limpeza doméstica e também é combustível para automóveis. A fórmula do etanol é CH3CH2OH.

O metanol ou álcool metílico é um álcool que não deve ser ingerido, pois é extremamente tóxico para o fígado. A fórmula do metanol é CH3OH.

  • Álcool anidro é um álcool com até 1% de água (já que é difícil a obtenção de álcool totalmente puro), e pode ser adicionado à gasolina para aumento da octanagem. No Brasil, também é adicionado a gasolina como forma de "antidetonante" para que a gasolina possa ser comprimida no pistão do motor carburante ao máximo e não entre em combustão antes de acionada a vela do motor.
  • O álcool bornílico é obtido ligado com o hidroterpendio que corresponde a cânfora.
  • O álcool desnaturado é uma composição com o metileno.
  • O álcool natural é obtido pela fermentação e destilação de produtos agrícolas.

Classificação

Os álcoois primários têm o grupo hidroxila ligado a um carbono primário; um exemplo é o etanol. A fórmula geral dos Álcoois Primários é:

ÁLCOOIS PRIMÁRIOS

(Na figura R representa um radical hidrocarboneto qualquer)

ÁLCOOIS SECUNDÁRIOS

Os álcoois secundários têm o grupo hidroxila ligado a um carbono secundário; por exemplo: 2-propanol. (Na figura R representa um radical hidrocarboneto qualquer.)

ÁLCOOIS TERCIÁRIOS

Os Álcoois terciários têm o grupo hidroxila ligado a um carbono terciário; por exemplo: 2-metil-2-propanol (trimetilcarbinol). A fórmula geral é:
(Na figura R representa um radical hidrocarboneto qualquer.)

Nenhum comentário: